top of page
  • Writer's pictureGina Fróes

Cemitério La Recoleta



Visitar um cemitério pode parecer estranho, mas em alguns lugares do mundo, é um tipo de tour bastante comum, principalmente quando não se trata apenas de um cemitério, mas que une arte e cultura.


O Cemitério de La Recoleta é um desses. Praticamente um museu à céu aberto e considerado um dos pontos turísticos mais visitados de Buenos Aires. Inaugurado em 1822, em um estilo pórtico neo-clássico, com colunas clássicas e símbolos artísticos com temas fúnebres.


Uma das coisas que mais chama a atenção, é que aqui estão os túmulos de algumas personalidades importantes da história argentina, como presidentes da República, militares, cientistas e artistas. Um dos mais visitados é o de Eva Perón, falecida em 1952.




É também no Cemitério La Recoleta, onde está o metro quadrado mais caro e valorizado da capital, justamente por suas lápides luxuosas. Mas atualmente não são mais feitos sepultamentos, apenas manutenção dos jazigos já existentes.


Pra quem gosta de cultura e arte, é um passeio bacana, mas para tornar ainda mais interessante é legal conhecer um pouco a história de algumas pessoas que estão sepultadas por lá, como o caso de David Alleno, um coveiro da Recoleta que sonhava em ser sepultado naquele terreno e se suicidou para conseguir estrear a tumba. O que é ainda mais arrepiante, é que ele encomendou a lápide já com o ano da sua morte! Tudo premeditado!




Outra história que faz parte do lugar é o túmulo de Liliana Crociati que faleceu na Áustria, durante sua lua de mel, e, no mesmo dia, o cachorro que era muito especial para a jovem também morreu na Argentina. No túmulo, existe uma escultura dela com o cão.


Há ainda a escultura de uma jovem segurando uma maçaneta no túmulo de Rufina Cambaceres. Segundo a lenda, ela foi sepultada e, dias depois, seu caixão estava aberto, com marcas de arranhões na parte interna, acreditando-se que a moça foi enterrada viva.



Como chegar?


Para chegar ao Cemitério, você pode pegar o metrô e descer na estação Las Heras e ir à pé, pois fica bem pertinho, a uma quadra, praticamente. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, aberto todos os dias.



 

Recent Posts

See All
bottom of page