top of page
  • Writer's pictureGina Fróes

Centro de Buenos Aires - O que conhecer?

Updated: Apr 22, 2020


É no centro de Buenos Aires onde se concentram diversas atrações para se conhecer!


E pra quem admira arquitetura então, estará no lugar certo, apesar de que toda a capital é rica nesses detalhes. Eu, particularmente, fiquei encantada e foi uma das coisas que mais me fascinou.

A cidade é riquíssima em edifícios históricos e antigos, já que muitos datam do final do século XIX e início do século XX. As construções variam em vários estilos como art nouveau, art déco, neogótico e também contemporâneos.


Dependendo de onde você esteja hospedada ou tenha chegado, você pode começar pela Casa Rosada e Plaza de Mayo. Por estarem bem no coração e de lá dá pra fazer muita coisa à pé. Passar pelo Puerto Madero, Calle Florida e Café Tortoni, são umas das opções também.


Então, o que tem pra fazer no centro de Buenos Aires?



Montei aqui um roteiro para que possa te ajudar a conhecer, se não todos, pelos menos os principais pontos turísticos e a importância de cada.


📍 E já que falamos do coração de Buenos Aires, a Plaza de Mayo é considerada a mais antiga e mais importante da cidade, e sempre foi palco de vários acontecimentos históricos. Sendo um deles, o movimento "Madres de Plaza de Mayo". Uma marcha que se iniciou na ditadura militar e ocorre até hoje (confere o post que fiz sobre isso aqui).


Foto autoral

📍 Na mesma praça, se encontra a Casa Rosada, um dos cartões-postais da capital argentina. Lá dentro é possível uma visita guiada gratuita, que acontece somente aos sábados, sendo que para isso, você precisa preencher um formulário no site, com 15 dias de antecedência, no máximo.



📍 Logo no sentido oposto à Casa Rosada, você se depara com o Museu Histórico Cabildo de Buenos Aires, lugar com uma elevada importância histórica, pois foi o cenário da Revolução de Maio de 1810, marcando o início da construção da Argentina em si. Portanto a visita ao Museu te fará conhecer um pouco da história no período colonial e como foi esse processo da independência do país. O acesso é gratuito e você pode conferir os horários pelo site.


📍 Ainda nesse tema histórico, outro prédio interessante para se visitar e se aprofundar na história argentina é o Complexo Histórico Cultural Manzana de las Luces, com mais de 400 anos, trouxe importância para o desenvolvimento cultural, educativo e religioso. Sua arquitetura é testemunha da Buenos Aires colonial e sua influência jesuítica.


📍 E já que falamos em religião, logo ao lado da Praça de Maio, fica a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, cuja arquitetura mais remete a um templo grego do que os modelos góticos que vemos em geral. A primeira construção data de 1580, após isso passou por várias reformas até chegar a estrutura de hoje. Foi aqui que o Papa Francisco se tornou Arcebispo de Buenos Aires.


📍 Para os amantes de arte, o Centro Cultural Kirchner oferece uma estrutura ímpar em todos os sentidos, não só na arquitetura incrível mas nos eventos e programações que oferece, dentro da música, artes cênicas e visuais, poesias e até voltado para o público infantil. Inclusive sendo considerado um dos maiores da América Latina.


📍 Que tal aquelas comprinhas tão esperadas das viagens? A Calle Florida é a queridinha dos brasileiros e oferece várias quadras de lojas de todo tipo de produto que você possa imaginar, desde lojas de grifes, casas de câmbio, galerias, cafeterias e restaurantes, souvenier, etc. Tem algumas lojas que aceitam até a nossa moeda, o Real. Mas fique atenta aqui com seus pertences e não dê bobeira, pois pode ser um lugar propício para pequenos furtos.


📍 Não deixe de passar pela Galerias Pacífico, declarado como Monumento Histórico Natural em 1989, pela sua arquitetura e valor artístico, esse é um dos "shoppings mall" mais incríveis de Buenos Aires. A cúpula central, é uma obra de 5 grandes pintores feita em 1946, os quais são: Berni, Castagnino, Colmeiro, Spilimbergo e Urruchúa. Outro detalhe é que o prédio foi construído no século XIX, mas recuperado em 1945.


Foto autoral
Foto autoral
Foto autoral


📍 Todo mundo sabe que a capital portenha é cheia de praças arborizadas, e o centro, não fica por menos, a Plaza San Martín é linda, super agradável, ótimo para aquela paradinha despois de muitas andanças e compras pela Florida.



📍 E se você descer um pouco mais, consegue chegar até a Torre Monumental, ou Torre de los Ingleses, inaugurada em 1916. Ela já fica no bairro Retiro, próximo à estação de trem.

Aqui vão algumas curiosidades desse lugar:


- Os 4 relógios são réplicas do famoso relógio londrino, o Big Ben.

- Todo o material usado na construção, inclusive até os trabalhadores, foram trazidos da Inglaterra. Por aí você já tira o porquê do nome, certo?

- Existem visitas guiadas (super difíceis de conseguir, na época que fui estava fechado😢) que podem ser agendadas pelo site miradores_gopat@buenosaires.gob.ar ou o site de turismo oficial de Buenos Aires.



📍 Pertinho dali também fica o Edifício Kavanagh, inaugurado em 1936, possui 31 andares e 120 metros de altura, e foi, por muito tempo, o edíficio mais alto do país. É curiosa a história por trás desse prédio. É sobre duas famílias tradicionais, a Kavanagh e a família Anchorena, e data do início do século passado. Corina Kavanagh se apaixonou pelo moço da família

Foto autoral

Anchorena, mas esta nunca aceitou a relação dos dois e, portanto, fez de tudo para que não fosse adiante. A moça, contrariada, queria se vingar de alguma forma. Resolveu então, arruinar a vista da construção que a família do rapaz estava erguendo, a Igreja do Santíssimo Sacramento, templo construído em 1920 pelos Anchorena e que seria usado como sepulcro da família.

Portanto, ordenou que se construísse um edifício tão alto, pois o intuito era de que a família não pudesse ver sua obra do outro lado da praça, onde morava.

Dito e feito, realmente até hoje, a Igreja praticamente se "perdeu de vista" na capital argentina, dando lugar ao imponente e luxuoso edífico.




📍 Na Calle Corrientes (um dos principais polos culturais da cidade) com a Av. 9 de Julio (considerada uma das mais largas do mundo), você encontra o Obelisco, inaugurado em 1936 para celebrar o quarto centenário da primeira fundação de Buenos Aires. A sua localização é emblemática, pois aí é onde foi hasteada pela primeira vez a bandeira nacional da cidade. Não precisa dizer que uma foto aqui é fundamental, certo?



📍 Uma das arquiteturas que mais me impressionou quando eu vi foi o Congresso Nacional. Inclusive, muita gente com quem comento diz o mesmo. Eu acho ele, simplesmente in-crí-vel! Foi declarado em 1993, como Munumento Histórico e Artístico Nacional. Sua construção começou em 1898, e apesar de ter sido inaugurado em 1906, ele só foi totalmente terminado 40 anos depois. Ao reparar em cada detalhe, talvez justifique esse tempo, né?


Foto autoral

📍 Outra visita muito legal é no Teatro Colón, um dos teatros líricos mais importantes do mundo, ficando à altura dos famosos La Scala de Milão, da Ópera Garnier de Paris e da Royal Opera House de Londres. Sua construção durou 20 anos e sua primeira apresentação ocorreu em 1908. O Teatro é obra dos arquitetos Francesco Tamburini, Víctor Meano e Jules Dormal, sendo que os dois primeiros morreram antes da sua inauguração, ambos compatriotas e na mesma idade, 44 anos. O que levantou a hipótese, para muitas pessoas, sobre uma maldição que rodeava o Colón. Histórias a parte, ele é um lugar que vale a pena encaixar no seu roteiro.


Foto autoral


📍 Com um tempinho a mais na viagem, passe pelo Palácio Barolo, cuja arquitetura procura combinar traços da arquitetura européia e características locais. Sua construção se iniciou em 1919 e faz referência à Divina Comédia de Dante Alighieri, se tornando um lugar bastante interessante pela riqueza de detalhes ligados à obra, como:


- A altura do prédio é de 100 metros, assim como 100 são os cantos da obra do poeta;

- Tem 22 andares, como o número de estrofes de algumas músicas;

- O edifício possui citações pessoais em latim sobre a obra de Dante e, até a sua inauguração, foi realizada na data do aniversário do poeta.

📍 E claro, não podia deixar de fora, o queridinho Café Tortoni, inaugurado em 1858, e cujo nome foi inspirado no parisiense "Boulevard des Italiens", onde se reunia a elite da cultura no século 19. O lugar parece que parou naquela época e oferece um menú delicioso para você saborear naquele fim de tarde ou a qualquer hora. Mas saiba que nas altas estações, costuma lotar e fazer filas na entrada.



Teto do Café Tortoni


 

Recent Posts

See All
bottom of page