top of page
  • Writer's pictureGina Fróes

La Boca - Caminito & Bombonera




Começamos por um dos bairros mais procurados e antigos de Buenos Aires, praticamente o berço da cidade portenha, já que foi por aqui que chegaram os primeiros imigrantes europeus, principalmente espanhóis e italianos.

Como o bairro se originou a partir da construção de um porto no Rio de La Plata, os imigrantes que por ali chegavam, passaram a construir os famosos “conventillos”, um tipo de moradia coletiva, construída com madeira e ferro corrugado, onde cada quarto era alugado por uma família diferente. Essas casas, hoje mantidas e preservadas como identidade do bairro, eram pintadas com restos de tintas que chegavam junto com os navios e por isso tinham o aspecto variado de cores.



O bairro também fundou os dois maiores clubes de futebol argentino: River Plate e Boca Juniors. Se você é amante de futebol, com certeza vai querer colocar essa parada na sua lista.

Porém, o River Plates se mudou para o bairro de Nuñez, no norte da cidade, e com isso La Boca se tornou o bairro-lar do Boca Juniors. Não é a toa que um dos maiores pontos turísticos do bairro seja o La Bombonera, o imponente e mítico estádio da equipe, que atrai também centenas de amantes do futebol todos os dias para visitá-lo.


Para conhecê-lo, você pode fazer um tour auto-guiado pelo museu. Ele fica aberto de 10h às 18h e os ingressos podem ser comprados no lugar.



Andando alguns passos do estádio, você chega no Caminito, uma das ruas mais coloridas e visitadas por turistas em Buenos Aires, um museu a céu aberto. Curiosidades sobre esse lugar:


📌As tintas usadas eram as que sobravam nas oficinas do porto, e foram usadas por imigrantes italianos, já que as casas eram típicas de imigrantes genoveses no final do século XIX.

📌Os "conventillos" (cortiços) ganharam vida a partir dos anos de 1950, quando o célebre pintor argentino "Benito Quinquela Martín", junto com os moradores, tiveram a iniciativa de transformar o lugar em um museu a céu aberto e com grande valor cultural e artístico.


📌 Caminito é um tango popular de 1926, de Peñalosa e Filisberto e deu nome a rua a partir de 1959.


📌O que antes eram casas de imigrantes, algumas hoje, funcionam como lojas de souvenires e artes. Ideal para comprar lembrancinhas, pois os preços aqui são bem mais em conta que no centro, devido a grande variedade de lojinhas.


📌 Destaque vai para os casais dançarinos de Tango com os quais você pode tirar uma foto.




Outras atrações em Caminito


📍 Pátio Quinquela - reúne várias lojinhas e souvenir.

📍 Centro Cultural de Los Artistas - concentração de ateliês artísticos.


📍 Museu Benito Quinquela - um dos principais artistas contemporâneos de Buenos Aires, e ícone de Caminito.


📍 Teatro La Ribeira - Onde se pode assistir apresentações teatrais, de dança e até tango.


📍Museu de Cera - lugar pitoresco que relembra a história portenha.


📍 Fundação PROA - prédio um pouco mais "moderno", aqui não deixe de desfrutar do terraço no Café Proa, super autêntico.


📍 Fica também em La Boca, o "Museo Bomberos de La Boca", criado em 1884 com o primeiro nome de "Sociedade Italiana de Bomberos Voluntarios de La Boca", por moradores na época, incentivados por um incêndio ocorrido no mesmo ano. Como o bairro estava distante do centro da cidade, havia o temor das casas pegarem fogo já que suas estruturas não eram tão seguras e ficavam muito próximas umas das outras.



 


Recent Posts

See All
bottom of page