top of page
  • Writer's pictureGina Fróes

San Telmo - o charme de Buenos Aires


San Telmo é um dos bairros mais charmosinhos de Buenos Aires e te faz se sentir um pouco numa Buenos Aires mais antiga, nem parece a parte central mais agitada. À primeira vista, pode ser que você não valorize esses aspectos, pelos prédios mais antigos, mas basta uma caminhada mais devagar e observadora, que você logo começará a valorizar os detalhes.


O contraste dos cafés mais tradicionais e modernos, casarões antigos, lojas de antiguidades, uma praça com barzinhos convidativos para aquela cervejinha depois de algumas andanças por aí, e ainda de quebra poder escutar um tango e ver os passos dos seus dançarinos, te dará a certeza de que não deve deixar esse lugar de fora da sua lista.


Infelizmente não tive muito tempo para desfrutar desse local e apenas passei rápido por algumas ruas, pelo Parque Lezama e paramos no fim do dia para um happy hour na Praça Dorrego.


Mas não posso deixar aqui algumas dicas bem legais para quando você for visitar Buenos Aires, e tentar dar uma priorizada nesse bairro que vale super a pena, e você não se arrependerá.


Então, o que tem pra fazer em San Telmo?


📍 Pra começar, a tradicional "Feira de San Telmo", que só funciona aos domingos, é uma das atrações mais concorridas do bairro. A sugestão é chegar cedo para que você possa aproveitar com tempo, e mais tranquilo, porque ela costuma lotar.

A feira existe há mais de 40 anos e começa na Praça Dorrego até chegar quase a Casa Rosada. Aqui se vende de tudo, desde antiguidades (ponto forte) até roupas, calçados.


Foto: fully.com.br

📍 Logo próximo, está o Mercado de San Telmo, que diferente da feira, funciona todos os dias e você encontra as antiguidades por lá também. Este lugar tem mais de 120 anos e também vende outros produtos como queijos e frutas.


Foto: turismo.buenosaires.gob.ar

📍 Outro lugar super interessante para visitar e que você ainda pode conhecer a história de Buenos Aires, em um tour subterrâneo guiado, é a Casa Mínima, considerada a casa mais estreita de Buenos Aires, com suas paredes de barro e gesso, e materiais que ainda permanecem conservados desde o século XIX. Ela faz parte do complexo El Zanjón. Vale a pena para quem gosta de história, com uma pincelada de suspense hehehe


📍 Buenos Aires é cheia de estátuas características , e em San Telmo fica um dos mais conhecidos é a da "Mafalda". Não saia do bairro sem essa paradinha básica. Ela fica entre as ruas Chile e Defensa, e está lá desde 2009. Aqui também é o ponto de partida do Paseo de la Historieta, uma homenagem aos quadrinhos argentinos, que termina no Museu do Humor, em Puerto Madero.



📍 Se você acha que este bairro só gira em torno do "vintage", ele também oferece outras opções, como o Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires (MACBA), aberto desde 2012; e o Museu de Arte Moderna (MAMBA), bem ao lado.

Além destes dois, você pode visitar o Museu Histórico Nacional, no Parque Lezama; e para as amantes do mundo do estilismo e adereços, o Museu Nacional da História do Traje, na rua Chile.


📍 É na Praça Dorrego que você pode desfrutar de um pequeno show de tango, enquanto toma aquela cervejinha ou um bom vinho. É a segunda praça mais antiga da cidade. A primeira é a Praça de Mayo. O lugar tem vários barzinhos e restaurantes ao redor. Ah, e não deixe de dar aquela gorjeta aos dançarinos, principalmente se tira fotos. Eles vivem do turismo no local, então ajude a promover essa sustentabilidade =)


📍 Atrás de um pólo gastronômico? San Telmo tem, sim senhora! A Avenida Caseros reune vários restaurantes para todos os gostos. Então separa aquela hora do almoço e dá uma voltinha por lá. Depois faz uma caminhada pelo Parque Lezama, bem próximo, para aquela digestão.

 

Recent Posts

See All
bottom of page