top of page

Tudo o que você precisa saber antes de ir a UYUNI!

Updated: Apr 15, 2020



Antes de qualquer coisa, leia esse post!


Se está pensando em ir a Uyuni, por favor fique atentos às recomendações que vou te deixar abaixo:


- Em primeiro lugar, vá totalmente desprovido de qualquer preconceito, luxo e frescuras!

Isso porque a região da Bolívia é bem simples (e é aí onde mora a beleza), as pousadas no percurso não são 5 estrelas (com exceção da cidade de Uyuni que tem alguns hoteis nessa vibe), e os banheiros...bem, na maioria das vezes você vai utilizar o estilo "inca" mesmo kkk


- Se você vem por Santiago, guarde o PDI (significa Polícia de Investigaciones de Chile) que eles entregam no posto de fronteira. Você só entra na Bolívia com isso! Deixa na fronteira e pega na volta outro pra poder sair do Chile. Isso, você apresenta ele de novo, no aeroporto de Santiago.


- Independente de qualquer época do ano, os raios ultravioletas afetam em último nível a pele. Eu fui no mês de Novembro e minha pele já estava sofrendo pelo calor e clima seco do Atacama, então imagina! Não só minha pele como meus lábios ficaram extremamente secos e rachados. Protetor solar de 50 pra cima!


- Protetor labial recomendo bepantol ou qualquer outra marca superpoderosa, vai por mim!


- Mesmo em novembro, já considerando início do verão, o calor era extremo, mas pela manhã cedo e no cair da noite, as temperaturas baixam violentamente. Peguei de 2ºC a sensação térmica de 34º, pra você ter ideia! Então leve roupas que dê pra usar naquele estilo "efeito cebola".


- Caso seja vegetariano/vegano ou tenha alguma restrição alimentar, sempre informe à agência que você fechou o pacote. E não se preocupe, eles vão te cuidar da mesma forma. Sou vegetariana e comi super bem. Em Uyuni, comi a melhor berijela da minha vida, assada na brasa...só de lembrar, me dá água na boca =)


- Apesar das agências incluírem as refeições, você precisa levar sua água + lanches rápidos pra comer no caminho. Em relação a isso, na verdade não senti falta, pois as refeições foram suficientes. No Atacama, existem garrafas de 6L que na época em que fui (nov/2019), comprei por CLP 2.000, mas se andar bastante por "las calles" você consegue encontrar por um pouquinho menos.


- Caso esteja no Atacama, antes de ir troque seus pesos chilenos ou reais, pelos pesos bolivianos. Os melhores lugares pra cambio é na Calle Toconao, de preferência nas lojas/casas de cambio mesmo. Evite trocar com pessoas no meio da rua, certo?


- Na época de inverno, sugiro levar um saco de dormir, daqueles que a gente acampa na neve kkkk, de fato o frio é impiedoso!!


- Quanto levar pra Bolívia?


Sinceramente, Bs 350$ são o suficiente caso você não seja tão consumista! Vou detalhar aqui pra ficar mais fácil de fazer seus próprios cálculos:


* Aduana Bs 150,00 (pagos na Fauna Andina)

* Aduana volta Bs 15,00 (pagos na fronteira)

* Banheiro em Villa Mar Bs 10,00 (pra tomar banho e usar na pernoite). Porém os banheiros nos pontos turísticos e demais, cobram entre Bs 2 - 3,00.

* Entrada na Isla Incahuasi Bs 30,00

* Acesso à Internet na comunidade Bs 15,00

* Cervejas Artesanais nesse mesmo povoado Bs 15,00/cada (oportunidade única, então não economize pra isso)

* Souvenirs vai depender do seu critério, mas chaveiro/imãs custam em torno de Bs 3-5,00. Mas tem desde isso até colcha de cama, tapetes...aí leve mais uns Bs 100,00 por aí rsrsrsrs


Pronto, agora só fazer os cálculos e você terá ideia de quanto levar =)





 

Recent Posts

See All
bottom of page