top of page

STOPOVER x MULTI-CITY

Entenda o que cada termo significa e como aproveitar melhor a sua viagem!


Foto: besthqwallpapers

Com certeza, quando você estava procurando passagem para aquele seu destino dos sonhos, ou das próximas férias e tal, você se deparou com esses termos.

Então bora lá entender como cada um funciona e qual melhor se aplica para que você consiga desfrutar o máximo.


Stopover


A expressão inglesa "stopover" é muito usada para expressar parada no meio de uma viagem, uma escala, passar a noite até, segundo o infopédia.


Você abre o site da cia. áerea e vai digitar as informações da sua busca, lá está essa opção. Quando você adquire uma passagem para algum voo de longa distância (ou nem tanto!), você pode optar por um stopover em alguma cidade em que o avião fará escala ou conexão, e aproveitar com uma só passagem, conhecer mais de um lugar.


Um exemplo clássico, muito usado hoje, é quem viaja do Brasil para algum país da Europa em que o avião faz escala em Portugal. Geralmente a TAP oferece muito essa opção com stopover em Lisboa ou Porto, já que a empresa é portuguesa, claro =)


Um exemplo aqui é, digamos que seu trecho é Fortaleza - Berlim, ok?

Em geral, o avião faz escala em alguma cidade antes do seu destino final, e dependendo do trecho até mais de uma escala.

Você pode optar em usar aquelas horas de conexão e conhecer coisas por perto do aeroporto (se exceder mais de 8h, pra ir tranquilo) ou caso tenha mais interesse, "esticar" essas horas e ficar 1 ou 2 dias (algumas companhias oferecem até 5 dias) na cidade para aproveitar a oportunidade e listar mais um lugar na sua list of places to know =)

Mas veja bem, a cia. aérea oferece o stopover, onde você desce do avião com toda sua bagagem e pode passar algumas noites na cidade mas não está incluso hospedagem, tá? Todo o resto é por sua conta.

Então se você opta por ficar mais de um dia, já vá ciente da hospedagem e rota dos lugares que você quer conhecer para não perder muito tempo.

Terminado o período, você volta pra pegar seu avião e chegar no seu destino final escolhido.


Multi-city (multi-destinos)


Não é muito diferente do stopover, já que no site de algumas companhias não existe a opção stopover e sim multi-city, o que dá quase no mesmo.

A diferença aqui é que você vai montar sua rota de escalas, dias e horários de voos. Se atentando na opção do voo de volta pra sua casa, claro!

Nesse trecho da volta, veja qual cidade o avião faz escala pra não coincidir com a mesma que você optou stopover na ida.

Aconteceu comigo quando montei o trecho Fortaleza - Lisboa - Berlim - Fortaleza.

No trecho de volta, o avião faria escala em Lisboa, chegando tipo 8h e saindo às 17h. Portanto eu iria ter umas boas horas pra bater um pouco de pernas pela cidade e conhecer o essencial.

Se você se satisfaz só com isso, ótimo!

Mas caso contrário, quer mesmo conhecer a cidade, então deixa pra essa volta aquele lugarzinho perto do aeroporto que você não conseguiu visitar quando parou na primeira vez.

Tudo vai depender de uma boa programação do seu roteiro =)


Detalhes:


- Os preços não divergem, são praticamente os mesmos. É possível haver diferença no preço da passagem quando comparado a compra de trecho direto (sem stopover), devido algumas taxas portuárias, mas não chega a ser tanto assim. Procure sempre pesquisar entre as companhias a melhor opção x preço.


- No stopover, o avião já tem programado a escala em determinada cidade, de acordo com o trecho. Cabe a você decidir se pretende ficar mais dias ou não. Diferente do multi-city em que você mesmo escolhe as cidades que quer parar, organizando assim sua rota.


- Na opção Stopover, você escolhe se quer fazer na ida ou na volta.


- Em trechos mais longos, com mais escalas, algumas companhias permitem mais de um stopover. É preciso checar com antecedência e quais restrições.


- Na hora do compra, a maioria dos sites informa apenas a opção "multi-trechos, multi-city, multi-destinos, etc...", mas se você quer a opção stopover em si, nesses casos, procure entrar em contato com a cia. através de uma ligação telefônica.


- Para intervalos com mais de 24h, as bagagens são retiradas e despachadas quando embarcar novamente. Fique atento!


- Principais companhias aéreas que fazem stopover saindo do Brasil: Air Canada, Air China, Air France, Alitalia, Avianca, Azul, Gol, KLM, Latam, Qatar Airways, Royal Air Maroc, Singapore Airlines, SWISS, TAP, Turkish Airlines.



E então, tirei todas as suas dúvidas?

Se não, deixe aqui seu comentário que te guio nessa viagem =)



 

Recent Posts

See All
bottom of page