top of page
  • Writer's pictureGina Fróes

Comer sozinha: como encarar a solitude com prazer!



A medida que conheço mais as pessoas, noto que quase todas não gostam de comer sozinhas.


É verdade que sentar-se à mesa traz aquele ideia de “comunhão” e que nós seres humanos, gostamos de dividir esses momentos, ainda mais nós brasileiros que somos bem calorosos!


Como já fiz e ainda faço muitas viagens solo, aprendi a me adaptar a essa situação.

E pra falar a verdade, gosto bastante! Apesar de que não é em todos os lugares que me sinto confortável...


Nem sempre é legal estar à mesa sob olhares de outras pessoas (sim, por incrível que pareça isso acontece muito quando somos mulheres), mas tento exercitar meus sentimentos de plenitude acima de todo e qualquer julgamento e curtir o momento.


Nessas horas é bom para praticar o mindful eating. Já ouviu falar?


Abrindo parênteses bem rapidinho, a proposta dessa "técnica" é trazer mais atenção plena para a hora da alimentação.

Se no seu cotidiano, comer faz parte de uma rotina bem corrida. Em um momento de viagem, o ideal é que você relaxe e diminua o ritmo, e isso inclui também o ato de comer.


E como faço pra incluir isso no meu roteiro?


Escolher um lugar legal, que também tenha a ver com você já é a primeira coisa que você deve considerar, pois se sentirá menos desconfortável.

Claro que vai surgir aquela hora dos clicks, mas procure se desconectar e observar o seu redor, se conectando com o momento presente, o que vai te ajudar no próximo passo que é desfrutar do alimento que você escolheu para saborear, sem pressa, com a mente no momento presente.


São pequenas atitudes que farão toda a diferença na sua viagem, pois não deixa de ser um momento de autoconhecimento.


Já parou para pensar que muitas vezes comemos sem ao menos prestar a devida atenção no sabor e na importância de alimentarmos o nosso corpo?

Através dessa consciência também alimentamos nossa alma.

É por isso que acredito que esses momentos de solitude são bacanas porque são através deles que podemos ter uma maior percepção de atos que nos passam desapercebidos no nosso dia-a-dia.


Quando como sozinha em lugares que decido viver experiências gastronômicas, foco em desfrutar da experiência em si e trago essa ideia da comunhão para dentro de mim mesma...comunhão com meus pensamentos, com a ideia de quem eu sou e todo meu processo construtivo, comunhão com a consciência de que é sempre possível sentir prazer nesses pequenos momentos "solitários", sem esperar mais das pessoas.


Espere de você, sinta você, desfrute você.


A propósito, adorei conhecer o @explorerbar quando estive no bairro Santa Teresa, RJ (foto acima).

Provei um dos drinks mais gostosos e diferentes da vida, o Jambu Treme que leva frutas e xarope de canela, além de ter no cardápio opções vegetarianas muito criativas, como os pastelitos de cogumelos com molho schug! Simplesmente fantástico!


Amei o ambiente e me senti super acolhida, mesmo estando "sozinha"💜



*******************************************************************************************


E você, já comeu sozinho/a em algum restaurante? Como se sentiu?

Recent Posts

See All
bottom of page